E quando vc quizer Evangelizar Crianças não espere ser convidado, não espere chamar, pois em cada lugar existe uma criança que não te chamou e nem te convidou e ela está pronta para ouvir do falar do amor de Deus, existem crianças nas ruas praças e na sua vizinhança que ainda não foi plantada a semente da palavra.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

BRINCADEIRAS


Brincar de amarelinha, corrida, queimada, pique...fazem parte da lembrança de muitas pessoas, mas participam cada vez menos do dia-a-dia das crianças.
Ultimamente as crianças têm menos contato com outras, brincam menos com os pais (com os adultos e crianças de maneira geral).
Mas podemos mudar isso e resgatar as brincadeiras de rua, mostrando como é bom conviver, rir e ser feliz!
Também é importante lembrar que brincar faz parte do desenvolvimento da criança e que as brincadeiras oferecem diversão e entretenimento, além de ajudar no aprendizado.
Aqui vão algumas dicas...






Uma criança é escolhida para ser o “mestre”, as outras crianças
 deverão 
cumprir a ordem que o mestre mandar.
A brincadeira começa com o mestre fazendo as perguntas e todos 
juntos respondem

Mestre diz: Boca de forno?
Todos: Forno!
Mestre: Tira bolo?
Todos: Bolo!
Mestre: O que o mestre mandar?
Todos: Faremos todos!
Mestre: E se não fizer?
Todos: Ganharemos bolo!

O mestre dá a ordem e todos saem correndo para executá-la:
Ex.: Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma pedrinha redondinha!; Vai ali,
 vai ali, vai ali e abrace um poste! Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma 
formiguinha viva! Use a criatividade! As crianças cumprem a ordem 
rapidamente e voltam correndo para a roda. Quem chegar por
 último leva “bolo” (ou tapinha na mão). O “bolo” pode ser substituído
 por uma “prenda” (as crianças escolhem alguma atividade – cantar, imitar
 um palhaço, fazer ginástica, etc – para o que chegou por último fazer).



SEU RATINHO ESTÁ?




Forma-se uma roda, uma criança fica no centro,
 é o ratinho e a outra fica
 do lado de fora, é o gato.
O gato corre em volta da roda cantando:
– Quantos horas são?
Todos que estão na roda respondem:
– Uma hora! (e assim sucessivamente)
Em certo momento o gato pára perto de
 alguma criança e pergunta:
– O seu ratinho está?
A criança responde:
– Está, mas está escovando os dentes 
(a criança vai inventando pretextos para proteger o rato).
O gato continua cantando na contagem em que ele parou, 
por exemplo:
– Quantas horas são?
– Quatro horas!
O gato pára outra vez e pergunta:
– Seu ratinho está?

A criança responde que sim, então o gato corre atrás 
do rato para tentar pegá-lo.
A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.


 AMARELINHA



Desenhar no chão a amarelinha – é uma figura formada de quadrados
 e retângulos (chamados de casas), em formato de uma cruz, com um grande
 círculo no final – chamado de “céu”. São 03 quadrados em seqüência, dois
 retângulos formando a parte transversal da cruz, outro quadrado e um grande
 círculo, que é o “céu”. Todas as casas são enumeradas (de 1 a 6).
A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha achatada nas casas (uma de cada vez,
 em rodadas onde todos participam) e, com pulos de um pé só, a criança saltará
 a casa onde a pedra está, fazendo o percurso da amarelinha (nas casas 4 e 5, a 
criança pode pisar com os dois pés (um pé em cada casa) se a pedrinha não estiver lá). 
- Cada criança deverá ter a sua pedrinha.
- Podem brincar quantas crianças quiserem. - Cada criança tem a sua vez de jogar.

1ª fase:- A pedra deve ser jogada pela criança, do lado de fora da figura (antes
da casa 1). Se a pedra cair do lado de fora da casa certa, a criança perde a sua vez.
- A criança joga a pedra na casa e faz o percurso até o céu, pulando em um pé só, sem pisar na casa onde a pedra está. Também não pode pisar na linha e nem colocar os dois pés no chão.- Depois ela volta, ainda pulando em um só pé; pára na casa anterior onde a pedrinha está, pega a pedra (ainda sem encostar o outro pé no chão), e retorna até a casa 1. - Se pisar na linha, se jogar a pedra do lado de fora da casa, se não conseguir pegar a pedra ou se pisar com os dois pés, a criança não pode mudar para a casa seguinte. Enquanto isso as outras crianças vão passando adiante.- A 1ª fase termina quando a criança conseguir jogar a pedra em todas as casas, depois jogar a pedra no céu e conseguir retornar. 

Vencendo a primeira fase, passamos para a 2ª.

2ª Fase: A brincadeira continua, agora com os olhos vendados e sem a pedra. A criança vai pisando em cada casa tentando não pisar na linha. A cada passo que ela dá, pergunta: – Pisei?As outras crianças respondem.– Não! (ou Sim!, se for o caso)

Se a criança pisar na linha, perde a vez para a próxima.

Vencerá a primeira criança que conseguir chegar ao céu sem pisar na linha ou fora das casas. Assim sucessivamente será o 2º, 3º, 4º lugares.


 



 

CABRA CEGA



Uma criança é escolhida para ficar com os olhos vendados. 
– Cabra cega?
– Senhor!– De onde você veio?– Lá detrás da serra!– O que você trouxe?
Um saquinho de farinha.
– Me dá um pouquinho?– Não!As crianças começam a beliscar o saquinho de
farinha da cabra-cega ela que está no meio da roda, tentará agarrar alguém.
A criança que for pega, passará a ser a cabra-cega e aí a brincadeira recomeça.

 

 

 
CHICOTINHO QUEIMADO


As crianças assentam em roda enquanto outra criança (que foi escolhida) anda e
volta, no ritmo da música, com um chicotinho na mão (improvisar algum objeto: 
pedaço de madeira, por exemplo). Batendo palmas todos cantam:

– Chicotinho queimado é um bom rapaz, quem olhar pra trás, leva chicotada!

A criança que está com o chicotinho deverá colocá-lo atrás de alguma criança que
está assentada, sem que ela perceba. Todos continuarão cantando até que ela
desconfie e saia correndo atrás da que colocou o chicotinho, tentando alcançá-la.
 Para não ser pega, ela deverá correr e tentar assentar no lugar da que se levantou.
Se for pega, ficará “de molho” no centro da roda até ser substituída por outra que
 foi pega.



 


 



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