Brincar de amarelinha, corrida, queimada, pique...fazem parte da lembrança de muitas pessoas, mas participam cada vez menos do dia-a-dia das crianças.
Ultimamente as crianças têm menos contato com outras, brincam menos com os pais (com os adultos e crianças de maneira geral).
Mas podemos mudar isso e resgatar as brincadeiras de rua, mostrando como é bom conviver, rir e ser feliz!
Também é importante lembrar que brincar faz parte do desenvolvimento da criança e que as brincadeiras oferecem diversão e entretenimento, além de ajudar no aprendizado.
Aqui vão algumas dicas...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXUs7aTF-bvppGFbF73vpqcN-z5zlIhXgmAYB3ynTlORjUCbLOP5F0sKKM9VRf9Iv8J2DdVpz7fCMWvh53UL5GzWViG-BOkT3RgridDrbnHxfo4iAUsi71jGtVKBDwraN_WaWxvQ5_qfNS/s1600/images.jpg)
Uma criança é escolhida para ser o “mestre”, as outras crianças
deverão
cumprir a ordem que o mestre mandar. A brincadeira começa com o mestre fazendo as perguntas e todos
juntos respondem
Mestre diz: Boca de forno? Todos: Forno! Mestre: Tira bolo? Todos: Bolo! Mestre: O que o mestre mandar? Todos: Faremos todos! Mestre: E se não fizer? Todos: Ganharemos bolo!
O mestre dá a ordem e todos saem correndo para executá-la: Ex.: Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma pedrinha redondinha!; Vai ali,
vai ali, vai ali e abrace um poste! Vai ali, vai ali, vai ali e traga uma
formiguinha viva! Use a criatividade! As crianças cumprem a ordem
rapidamente e voltam correndo para a roda. Quem chegar por
último leva “bolo” (ou tapinha na mão). O “bolo” pode ser substituído
por uma “prenda” (as crianças escolhem alguma atividade – cantar, imitar
um palhaço, fazer ginástica, etc – para o que chegou por último fazer).
SEU RATINHO ESTÁ?
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Forma-se uma roda, uma criança fica no centro,
é o ratinho e a outra fica
do lado de fora, é o gato. O gato corre em volta da roda cantando: – Quantos horas são? Todos que estão na roda respondem: – Uma hora! (e assim sucessivamente) Em certo momento o gato pára perto de
alguma criança e pergunta: – O seu ratinho está? A criança responde: – Está, mas está escovando os dentes
(a criança vai inventando pretextos para proteger o rato). O gato continua cantando na contagem em que ele parou,
por exemplo: – Quantas horas são? – Quatro horas! O gato pára outra vez e pergunta: – Seu ratinho está?
A criança responde que sim, então o gato corre atrás
do rato para tentar pegá-lo. A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse.
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AMARELINHA
Desenhar no chão a amarelinha – é uma figura formada de quadrados
e retângulos (chamados de casas), em formato de uma cruz, com um grande
círculo no final – chamado de “céu”. São 03 quadrados em seqüência, dois
retângulos formando a parte transversal da cruz, outro quadrado e um grande
círculo, que é o “céu”. Todas as casas são enumeradas (de 1 a 6).
A brincadeira consiste em jogar uma pedrinha achatada nas casas (uma de cada vez,
em rodadas onde todos participam) e, com pulos de um pé só, a criança saltará
a casa onde a pedra está, fazendo o percurso da amarelinha (nas casas 4 e 5, a
criança pode pisar com os dois pés (um pé em cada casa) se a pedrinha não estiver lá).
- Cada criança deverá ter a sua pedrinha.
- Podem brincar quantas crianças quiserem. - Cada criança tem a sua vez de jogar.
1ª fase:- A pedra deve ser jogada pela criança, do lado de fora da figura (antes da casa 1). Se a pedra cair do lado de fora da casa certa, a criança perde a sua vez.- A criança joga a pedra na casa e faz o percurso até o céu, pulando em um pé só, sem pisar na casa onde a pedra está. Também não pode pisar na linha e nem colocar os dois pés no chão.- Depois ela volta, ainda pulando em um só pé; pára na casa anterior onde a pedrinha está, pega a pedra (ainda sem encostar o outro pé no chão), e retorna até a casa 1. - Se pisar na linha, se jogar a pedra do lado de fora da casa, se não conseguir pegar a pedra ou se pisar com os dois pés, a criança não pode mudar para a casa seguinte. Enquanto isso as outras crianças vão passando adiante.- A 1ª fase termina quando a criança conseguir jogar a pedra em todas as casas, depois jogar a pedra no céu e conseguir retornar.
Vencendo a primeira fase, passamos para a 2ª.
2ª Fase: A brincadeira continua, agora com os olhos vendados e sem a pedra. A criança vai pisando em cada casa tentando não pisar na linha. A cada passo que ela dá, pergunta: – Pisei?As outras crianças respondem.– Não! (ou Sim!, se for o caso)
Se a criança pisar na linha, perde a vez para a próxima.
Vencerá a primeira criança que conseguir chegar ao céu sem pisar na linha ou fora das casas. Assim sucessivamente será o 2º, 3º, 4º lugares.
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CABRA CEGA
Uma criança é escolhida para ficar com os olhos vendados.
– Cabra cega?
– Senhor!– De onde você veio?– Lá detrás da serra!– O que você trouxe?– Um saquinho de farinha.– Me dá um pouquinho?– Não!As crianças começam a beliscar o saquinho de farinha da cabra-cega ela que está no meio da roda, tentará agarrar alguém. A criança que for pega, passará a ser a cabra-cega e aí a brincadeira recomeça.
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CHICOTINHO QUEIMADO
As crianças assentam em roda enquanto outra criança (que foi escolhida) anda e
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volta, no ritmo da música, com um chicotinho na mão (improvisar algum objeto:
pedaço de madeira, por exemplo). Batendo palmas todos cantam:
– Chicotinho queimado é um bom rapaz, quem olhar pra trás, leva chicotada!
A criança que está com o chicotinho deverá colocá-lo atrás de alguma criança que está assentada, sem que ela perceba. Todos continuarão cantando até que ela desconfie e saia correndo atrás da que colocou o chicotinho, tentando alcançá-la. Para não ser pega, ela deverá correr e tentar assentar no lugar da que se levantou. Se for pega, ficará “de molho” no centro da roda até ser substituída por outra que foi pega.
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